Companheiros e companheiras de anos e anos de lutas, estamos a alguns dias da eleição que irá decidir os rumos futuros do nosso sindicato.
Como é sabido por todos, a APEMT tem sido palco de todas as conquistas dos profissionais da educação até os dias de hoje, conquistas estas frutos de luta e união da categoria.
Foram muitas as batalhas travadas nas últimas décadas, batalhas nas quais tive a alegria e satisfação de está sempre posicionado nas trincheiras de frente em TODOS os embates para os quais fui convocado, ladeando cada companheiro e companheira no caminho das lutas nos chãos das escolas.
Os direitos que hoje desfrutamos e que constroem pouco a pouco nossa carreira foram conquistados um a um nas trincheiras destas batalhas.
O que estamos prestes a decidir são os rumos que estas lutas irão tomar, e é preciso estarmos atentos a situação que o momento nos impõe em que em todo o país há uma clara tentativa de enfraquecimento das entidades sindicais por parte de muitos dos governantes.
Para nós, a APEMT, é mais que paredes frias e sem vida, é fortaleza que protege nossos direitos, direitos estes que constroem nossa carreira e nos dar verdadeiras garantias. Basta recordarmos de tudo que foi conquistado e garantido em todos estes anos: os PCCs, a luta por valorização, entre muitas outras vitórias, como por exemplo, a alguns meses atrás, a vitória obtida na derrubada do projeto de lei do executivo que objetivava aumentar a idade e o tempo de aposentadoria de todos os servidores públicos municipais, onde a APEMT, com o apoio de parte da câmara municipal, desepenhou papel decisivo na retirada de pauta desta tententativa de agressão a nossos direitos.
É preciso independência e autonomia para seguir lutando. Os anos me ensinaram mais está lição.
Com respeito aos amigos e amigas profissionais da educação que ora posicionam-se do lado oposto, mas na convicção de que estou do lado certo da história, independente do resultado aclamado pela maioria, posiciono-me ao lado dos professores e professoras guerreiras que formam a CHAPA 1 nesta eleição, que corajosamente, apesar das inúmeras tentativas de aliciamento com ofertas de beneficies imorais de agentes públicos oferecidas a alguns, mantiveram-se firmes nos seus propósitos da luta pelo coletivo, numa demonstração de grandeza de caráter e honra.
Não se deixem enganar pelo calor efêmero das paixões momentâneas.
A política partidária é como nuvem no céu que no instante seguinte muda de direção levada pelos ventos do tempo.
A carreira é a verdadeira muralha edificada em direitos que nos darão abrigo até o último de nossos dias .
Do companheiro de luta,
Walterli Lima.
Professor da rede pública a 25 anos.
Um abraço.