Parte 2: Lahesio Bonfim é entrevistado pelo Jornalista Genivaldo Cobra e fala sobre legado e planos para o Maranhão

Em entrevista ao programa Conversa Franca, conduzido pelo jornalista Genivaldo Cobra, o médico e político Lahesio Bonfim destacou sua visão de vida e de política. Para ele, o homem deve deixar um legado positivo, fazer história pelo lado bom e contribuir para uma sociedade mais justa.

Bonfim afirmou que pretende levar ao cenário público o que chama de boa política, pautada em ética e responsabilidade. Durante a conversa, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes apresentou propostas para o futuro do Maranhão. Entre elas, estão medidas de enxugamento da máquina pública, com a redução de gastos e maior eficiência administrativa. Bonfim também defendeu a diminuição de impostos, como forma de atrair investimentos e estimular o crescimento econômico do estado. Segundo ele, o objetivo é criar um ambiente favorável para empresas e empreendedores, fortalecendo a economia local e gerando oportunidades para a população.

“Quero deixar um legado de transformação e mostrar que é possível fazer política de forma correta”, afirmou. Esse discurso reforça sua intenção de disputar o governo maranhense com propostas voltadas para eficiência administrativa e desenvolvimento econômico.

Entrevista completa no Instagram Blogdoprofessorgil

O 3° Pelotão da Polícia Militar de Timbiras inicia uma nova fase com o retorno do Tenente Denilson ao comando da unidade. A cerimônia de posse marcou a retomada de sua liderança, que já é conhecida pela firmeza e disciplina.

Em seu pronunciamento, Denilson destacou a política de tolerância zero contra abusos, reforçando o compromisso da corporação com a proteção da comunidade e o respeito aos direitos dos cidadãos. A medida busca fortalecer a confiança da população na atuação da PM e garantir maior transparência nas ações de segurança.

Moradores de Timbiras receberam a notícia com expectativa de melhorias na segurança pública e maior proximidade entre polícia e comunidade. O novo comando promete intensificar patrulhamentos, combater práticas ilícitas e assegurar que a atuação policial seja pautada pela legalidade e responsabilidade.

A cidade de Timbiras se prepara para viver um momento especial de celebração do esporte, da educação, integração e da juventude. No próximo 10 de junho, será realizada a abertura oficial dos Jogos Escolares Timbirense – JETS 2026, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

A solenidade acontecerá em frente à sede da SEMECT, às 16h30, reunindo estudantes, professores, autoridades e toda a comunidade timbirense. A expectativa é de que a cerimônia marque o início de uma programação esportiva que valoriza o talento dos jovens atletas e fortalece o espírito de integração entre as escolas do município.

Os JETS 2026 representam mais do que uma competição: são uma oportunidade de incentivar práticas saudáveis, promover a educação através do esporte e reforçar o lema que vem sendo adotado pela gestão municipal – “Timbiras no caminho certo”. Com a abertura oficial, Timbiras reafirma seu compromisso em investir na juventude e no esporte como ferramentas de transformação social e desenvolvimento comunitário.

A GWM Brasil alcançou em maio um marco histórico em sua trajetória no país ao registrar seu maior volume mensal de vendas desde o início das operações. Com 7.437 veículos emplacados, a montadora não apenas bateu seu recorde comercial, como também consolidou uma das mais rápidas trajetórias de crescimento da indústria automotiva brasileira nos últimos anos, reforçando sua posição entre as marcas que mais avançam em participação de mercado.

No acumulado de janeiro a maio, a GWM já soma 28.482 unidades vendidas, avanço de 133% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mantendo uma das trajetórias de crescimento mais expressivas do setor. O resultado também garantiu à marca a 10ª posição no ranking mensal de vendas, à frente de nomes tradicionais como Nissan e Caoa Chery, reforçando a rápida consolidação da GWM no mercado nacional.

Haval H9 redefine disputa no segmento de SUVs grandes

O Haval H9 voltou a ser o grande destaque do mês ao superar novamente o Toyota SW4 no segmento de SUVs grandes (SUV E), um dos mais tradicionais e competitivos do mercado brasileiro. O modelo registrou 1.220 emplacamentos em maio, contra 1.187 unidades do Toyota SW4, reforçando a disputa direta entre os dois SUVs e consolidando o Haval H9 como um novo protagonista da categoria.

A liderança de maio sucede o desempenho histórico alcançado em março, quando o Haval H9 assumiu pela primeira vez a ponta do segmento ao registrar 1.170 emplacamentos, superando as 1.116 unidades do Toyota SW4. Na ocasião, o modelo estabeleceu seu recorde de vendas no Brasil e sinalizou uma mudança importante na dinâmica competitiva da categoria.

Mais do que uma liderança pontual, o resultado evidencia a rápida ascensão do Haval H9 no mercado brasileiro. Apenas sete meses após seu lançamento, o modelo já se consolida como uma das principais referências do segmento de SUVs grandes, conquistando consumidores com sua combinação de design marcante, elevada capacidade off-road, tecnologia embarcada, amplo pacote de equipamentos e garantia de 10 anos.

A conquista ganha ainda mais relevância por ocorrer em uma categoria historicamente dominada por modelos consolidados, reforçando a rápida aceitação do público e sinalizando uma mudança importante na dinâmica competitiva do segmento.

Haval H6 lidera entre os híbridos e Tank 300 PHEV Flex chega às ruas

Referência da GWM na eletrificação, o Haval H6 manteve a liderança absoluta entre os híbridos no Brasil em maio, com 4.328 emplacamentos, sustentando sua posição como um dos principais protagonistas da transição energética no mercado automotivo nacional.

Maio também marcou o início das entregas do Tank 300 PHEV Flex, o primeiro híbrido plug-in flex fuel do mundo. Apresentado globalmente na China e disponibilizado simultaneamente para venda no Brasil, o modelo inaugura uma nova etapa da eletrificação automotiva ao combinar, de forma inédita, um avançado sistema híbrido plug-in à capacidade de operar com etanol e gasolina.

Impulsionada pela chegada da nova versão, a linha Tank 300 registrou 364 emplacamentos em maio, reforçando a receptividade do mercado brasileiro à proposta da GWM de unir eletrificação, desempenho e versatilidade de abastecimento em uma solução desenvolvida especialmente para as características locais.

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (08), Pintinho Itamaraty (PRD) tomou posse oficialmente como vereador de São Luís. O ato solene aconteceu no Plenário Simão Estácio da Silveira, no Palácio Pedro Neiva de Santana, sede da Câmara Municipal.

Eleito suplente com 3.346 votos, o parlamentar assumiu a vaga em decorrência do pedido de afastamento do vereador Thiago Freitas, que se licenciou do cargo para tratar de assuntos de interesse particular. Com a posse, Pintinho Itamaraty reforça a bancada do Partido Renovação Democrática (PRD) no legislativo municipal.

Com forte ligação com as comunidades da capital maranhense, o vereador destacou, durante o ato de posse, o compromisso de trabalhar intensamente pela cidade, com foco em uma gestão humanizada e atenta às demandas da população.

“Assumo este mandato com o coração cheio de gratidão, mas, acima de tudo, com um profundo senso de responsabilidade. São Luís é uma cidade de gente trabalhadora que merece um olhar atento e zeloso. Meu compromisso nesta Casa será o de exercer um trabalho de cuidado real com a nossa capital e com as pessoas que mais precisam. Vamos dialogar, fiscalizar e propor projetos que transformem o carinho que temos por São Luís em ações práticas e melhorias no dia a dia dos ludovicenses”, declarou o vereador.

A solenidade contou com a presença de parlamentares, lideranças políticas, familiares e apoiadores, que acompanharam o juramento e a assinatura do termo de posse. O parlamentar do PRD já iniciou suas atividades na Casa e se colocou à disposição para integrar as comissões legislativas.

Após processo democrático que deu oportunidade de voto a todos os advogados do Maranhão, lista sêxtupla do Quinto foi formada e entregue ao TJMA em 2023. Legitimidade e regularidade do processo agora foram confirmadas pelo STF.

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) a reapreciação da lista do Quinto Constitucional com a inclusão do nome do advogado Flávio Vinicius Araújo Costa, representa um importante reconhecimento da correção e da legitimidade do processo conduzido pela OAB Maranhão.

O entendimento da Suprema Corte reforça que a Seccional maranhense atuou em conformidade com a Constituição Federal e com as normas que regem a escolha da vaga da advocacia no Poder Judiciário, consolidando a segurança jurídica dos atos praticados pela instituição.

Ao longo de todo o processo, a OAB/MA adotou medidas inéditas que ampliaram a participação da advocacia e fortaleceram a transparência da escolha. Pela primeira vez na história da Seccional, advogadas e advogados puderam participar diretamente da definição dos nomes que integrariam a lista do Quinto Constitucional, por meio de consulta direta à classe.

A iniciativa marcou uma mudança histórica no modelo de escolha e garantiu maior legitimidade ao processo. Além disso, a Ordem implementou critérios de paridade de gênero e equidade racial, assegurando uma composição mais representativa e alinhada aos valores defendidos pela advocacia maranhense.

A lista encaminhada ao Tribunal de Justiça foi formada por Lorena Saboya Vieira Soares, Josineile de Sousa Pedroza, Ana Cristina Brandão Feitosa, Flávio Vinicius Araújo Costa, Hugo de Assis Passos e Gabriel Ahid Costa.

Mesmo diante de questionamentos apresentados durante a tramitação do processo, a decisão do STF reafirma a legalidade dos procedimentos adotados pela OAB Maranhão e fortalece o entendimento de que a instituição observou rigorosamente os critérios constitucionais e democráticos estabelecidos para a formação da lista.

Para o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, a decisão representa a confirmação de que a Ordem conduziu o processo de forma correta e transparente. “O Supremo Tribunal Federal reconhece aquilo que a OAB Maranhão sempre defendeu: que todo o processo foi conduzido com respeito à legalidade, à transparência e à vontade da advocacia maranhense. Inovamos ao ampliar a participação da classe, asseguramos paridade de gênero e equidade racial e seguimos rigorosamente os critérios estabelecidos. A decisão fortalece a legitimidade do trabalho realizado pela Ordem e reafirma nosso compromisso com a advocacia e com a democracia”, destacou Kaio Saraiva.

Com a manifestação da mais alta Corte do país, a OAB Maranhão vê reafirmada a legitimidade de um processo marcado pela inovação, participação da advocacia e respeito às normas constitucionais, consolidando sua atuação como protagonista na defesa da democracia e das prerrogativas da classe.

O deputado federal e ex-ministro do Esporte André Fufuca (PP) divulgou nesta semana um vídeo em suas redes sociais reunindo o apoio público de 100 prefeitos maranhenses à sua pré-candidatura ao Senado Federal. A mobilização é vista como uma demonstração de força política do parlamentar na corrida eleitoral de 2026 e reforça sua presença em diferentes regiões do estado.

Aliados do ministro destacam que o apoio é resultado de uma articulação construída ao longo dos últimos anos, período em que Fufuca atuou como deputado federal e, posteriormente, assumiu o comando do Ministério do Esporte. Nesse período, o parlamentar manteve interlocução constante com prefeitos e lideranças municipais, participando da destinação de recursos e da viabilização de investimentos para diversas cidades.

Ao comentar as manifestações de apoio, Fufuca afirmou que sua caminhada rumo ao Senado está sendo construída de forma coletiva. “Uma caminhada nunca se faz sozinho. Graças a Deus, a nossa caminhada ao Senado tem vários amigos que estão me apoiando. Por isso, eu queria agradecer a todos que estão comigo nesse projeto que é construído ao lado de pessoas e que hoje cresce em todo o Maranhão”, declarou.

A lista divulgada pelo parlamentar reúne gestores de todas as regiões do estado e consolida, até o momento, uma das maiores demonstrações públicas de apoio a uma pré-candidatura majoritária no Maranhão.

Prefeitos que declararam apoio à pré-candidatura de André Fufuca ao Senado:

Imperatriz – Rildo Amaral
Timon – Rafael Brito
Caxias – Gentil Neto
Codó – Chiquinho FC
Açailândia – Benjamin Oliveira
Balsas – Alan da Marisol
Santa Inês – Felipe dos Pneus
Pinheiro – André da Ralpnet
Barra do Corda – Rigo Teles
Chapadinha – Belezinha
Santa Luzia – Juscelino Marreca
Tutóia – Viriato Cardoso
Viana – Carrinho Cidreira
São Bento – Dino Penha
Coelho Neto – Bruno Silva
Santa Helena – Joãozinho Pavão
Araioses – Neto Carvalho
Turiaçu – Edésio Cavalcanti
Amarante do Maranhão – Vanderly Miranda
Pedreiras – Vanessa Maia
Tuntum – Fernando Pessoa
Santa Quitéria do Maranhão – Sâmia Moreira
Capinzal do Norte – Abnadar Portela
São Raimundo das Mangabeiras – Accioly Cardoso
Paulo Ramos – Adailson Machado
São Vicente Ferrer – Adriano Freitas
Lago Verde – Alex Almeida
Pindaré-Mirim – Alexandre Colares
Carutapera – Amin Quemel
Buriti – André Gaúcho
Pio XII – Aurélio Sousa
Senador La Rocque – Bartolomeu Gomes
Passagem Franca – Chicão da Parabólica
Bom Jardim – Cristiane Varão
Santo Antônio dos Lopes – Cibelle Napoleão
Cedral – Danilo Moraes
Trizidela do Vale – Deibson Balé
Porto Franco – Deoclides Macedo
Lago dos Rodrigues – Didi Moita
Alto Alegre do Pindaré – Didi do PP
São João dos Patos – Dr. Alexandre
Presidente Médici – Dr. Caçula Coelho
Peritoró – Dr. Júnior
Monção – Dra. Bárbara
Fortaleza dos Nogueiras – Dra. Fernanda Lima
Tufilândia – Emanuel Ricardo
João Lisboa – Fábio Holanda
Duque Bacelar – Flávio Furtado
Ribeirãozinho – Flávio Soares
Bom Jesus das Selvas – Franklim Duarte
Brejo de Areia – Geise Costa
Penalva – Henrique Guerra
Lageado Novo – Itaires Tratorzão
Miranda do Norte – Ivaldo Ribeiro
Apicum-Açu – Jadeco
Lima Campos – Jailson Fausto
Carolina – Jayme Fonseca
Aldeias Altas – Kedson Lima
São João do Paraíso – Marcos Vinícius
Bacuri – Márcio Hominho
Matões – Nonatinho
Morros – Paraíba
Itinga do Maranhão – Paula do Quininha
Timbiras – Paulo Vinícius
Conceição do Lago-Açu – Professora Cici
Paulino Neves – Raimundo Lídio
São Pedro dos Crentes – Rômulo Arruda
Cajapió – Rômulo Marques
Fortuna – Sebastião Costa
Maracaçumé – Tio Gal
Buritirana – Tony Brandão
Olinda Nova do Maranhão – Valdenir Diniz
Davinópolis – Zé Pequeno
Graça Aranha – Bira
Bernardo do Mearim – Júnior Xavier
Marajá do Sena – Neném Machado
Olho d’Água das Cunhãs – Vaval Gomes
Matinha – Nilton Everton
Loreto – Germano Coelho
Poção de Pedras – Jhulio Sousa
São Domingos do Azeitão – Júnior do Posto
Bom Lugar – Marlene Miranda
Benedito Leite – Rodrigo Coelho
São João do Caru – Peteca
São Pedro da Água Branca – Samuel Ribeiro
Bela Vista do Maranhão – Adilson do Guri
Cururupu – Aldo Lopes
Sítio Novo – Antonio Coelho
Nova Olinda do Maranhão – Ary Menezes
Senador Alexandre Costa – Dr. Nilo Arouche
Sambaíba – Fátima Dantas
São Raimundo do Doca Bezerra – Jacinto Neto
Formosa da Serra Negra – Juceni
São João Batista – Mecinho
Riachão – Paula Coelho
Presidente Juscelino – Pedro Paulo
Vargem Grande – Preto
Satubinha – Santos Franklin
Icatu – Walace Azevedo
Água Doce do Maranhão – Eliane Dias

Screenshot

O pré-candidato ao Senado Federal, Dr. Hilton Gonçalo, publicou neste domingo, 7 de junho, um registro ao lado do ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Na publicação, Hilton destacou a parceria política entre os dois e afirmou que ambos devem caminhar juntos no projeto eleitoral para 2026, especialmente na disputa por uma das vagas ao Senado.

A declaração chamou a atenção nos bastidores da política maranhense por envolver uma das principais lideranças da região dos Cocais e pode representar um novo alinhamento político.

A aproximação entre Hilton Gonçalo e Fábio Gentil também levanta especulações sobre o cenário da disputa senatorial. Isso porque Gentil é aliado do ex-ministro dos Esportes, André Fufuca, que também figura entre os nomes cotados para concorrer ao Senado. O gesto público pode ser interpretado como um indicativo de que Fufuca poderá ficar fora da disputa pela vaga.

A movimentação ocorre em meio às discussões sobre a composição da chapa majoritária para as eleições de 2026.

Está fechada a questão com relação às vagas de Senado na chapa do pré-candidato ao governo Orleans Brandão (MDB). Durante o ato de pré-campanha de Orleans na cidade de Peritoró, o governador disse que a chapa oficial com o nome do segundo candidato a senador e candidato a vice será anunciada na semana que inicia hoje (7).

O governador deu alguns indicativos ao afirmar que a escolha precisa ser feita com cautela e que o grupo busca um nome alinhado ao projeto governista. “Nós precisamos de um senador que seja leal ao nosso projeto, um senador que seja parceiro e amigo, que seja aliado do nosso grupo”.

Como a Federação tem apenas dois postulantes à vaga – os deputados federais Pedro Lucas Fernandes e André Fufuca – e o ex-ministro dos esportes flertou com Eduardo Braide, parece que está ficando claro que o candidato será Pedro Lucas, que estava no evento e fez um discurso incisivo.

Vamos aguardar!.

Em resposta às informações que circularam nos últimos dias, de que teria desistido de sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão, o ex-prefeito Lahesio Bonfim (Novo) afirmou em passagem por Tuntum neste sábado (6) que segue na disputa ao Palácio dos Leões. Ele admitiu, no entanto, conversas em andamento com o grupo ligado a Eduardo Braide (PSD) em busca de um entendimento político.

Questionado sobre a possibilidade de abrir mão da disputa para compor outro projeto, Lahesio classificou o cenário como especulação, mas confirmou o diálogo entre os grupos. “Os dois lados estão conversando. Nós queremos dar uma grande vitória a esse estado”, afirmou.

Bonfim disse ainda que as articulações seguem em curso até que haja uma definição. “Vamos ver até onde a gente vai chegar a um denominador comum”, declarou.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade