- Professor Gil
- Deixar Comentário
Fábio Alex de Melo
O chefe da fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fábio Alex de Melo, esclareceu, em entrevista à TV Mirante nesta terça-feira (23), mudanças na prestação de contas por gestores públicos ao TCE referentes ao exercício financeiro de 2025 e afirmou que não houve prorrogação do prazo constitucional para o envio das informações.
Segundo ele, a alteração atinge apenas parte da documentação da prestação de contas e foi adotada para melhorar o controle e a transparência dos gastos públicos.
Prazo constitucional
Fábio Alex explicou que o prazo de entrega das contas é definido pela Constituição e não pode ser alterado por decisão administrativa.
“O nosso prazo de recebimento de prestação de contas é constitucional. O tribunal não pode alterar por qualquer norma. Excepcionalmente só houve alteração na época da Covid.”
Ele disse que a mudança foi discutida após pedido da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que queriam que a nova instrução normativa não fosse aplicada neste ano.
Segundo ele, o tribunal decidiu manter o novo modelo. O objetivo, de acordo com o TCE, é melhorar o sistema de prestação de contas e facilitar o acesso da sociedade às informações.
Documentos prorrogados
O tribunal informou que não houve prorrogação do prazo principal, apenas da juntada de documentos comprobatórios da despesa.Esses documentos incluem empenhos, contratos, notas fiscais, recibos e liquidações.
“O que foi prorrogado foi o prazo de juntada de algumas peças processuais da prestação de contas, no que tange ao comprobatório da despesa.”
O prazo adicional concedido foi de 60 dias. A medida foi necessária porque o modelo antigo reunia toda a documentação em uma única pasta eletrônica.
Novo formato
Segundo o chefe da fiscalização, o novo sistema permite ligar cada documento ao gasto correspondente, o que facilita o rastreamento do recurso público.
Agora, o empenho e os comprovantes ficam vinculados no sistema, permitindo acompanhar todo o caminho da despesa.
O tribunal afirma que o modelo melhora o trabalho de fiscalização e também a transparência para a sociedade.
Dificuldades dos gestores
Fábio Alex afirmou que as dificuldades na prestação de contas têm várias causas.
Há gestores que deixam a organização para o final do exercício financeiro, municípios que não possuem profissionais capacitados e exigências legais complexas.
“A prestação de contas é um dever constitucional. Não basta dizer onde gastou, é preciso comprovar a correta execução do recurso público.”
Segundo ele, o processo exige técnica e documentação completa.
Controle e tecnologia
O tribunal informou que está investindo em tecnologia para verificar a autenticidade dos documentos enviados.
Uma ferramenta desenvolvida no Porto Digital, em Recife, permitirá validar informações como notas fiscais e comprovantes. O objetivo é aumentar a segurança e evitar fraudes na prestação de contas.
Julgamento das contas
O TCE recebe milhares de processos todos os anos, o que dificulta o julgamento imediato.De acordo com o chefe da fiscalização, são cerca de 6.500 contas por ano, incluindo contas de prefeitos, secretarias e outros órgãos.Esse volume supera a capacidade operacional do tribunal.
Para reduzir o atraso, o TCE passou a estabelecer matrizes de risco e selecionar processos considerados mais relevantes.A prioridade é julgar contas que podem causar maior impacto na administração pública.
Fiscalização de emendas
O tribunal também informou que está reforçando o controle sobre as chamadas emendas PIX.
Segundo Fábio Alex, será exigida uma certidão antes da execução do recurso.
O documento deverá comprovar rastreabilidade, transparência e confiabilidade das informações.
Sem essa certidão, o gestor não poderá executar o valor da emenda.
Imirante
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O prefeito Eduardo Braide telefonou rapidamente à vice-prefeita Esmênia Miranda, na noite de segunda-feira (23), para discutir o futuro do Palácio de La Ravardière. Na conversa de poucos minutos, os dois afinaram os próximos passos e os discursos.
Para o sábado (28), há a expectativa de que o prefeito leve a público o assunto principal da conversa, do qual a vice foi notificada na ligação.
No meio político, cresce a expectativa sobre o teor da fala e seu potencial para mexer no tabuleiro eleitoral dos próximos anos.
Vamos aguardar!.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O deputado federal Duarte Jr. anunciou o lançamento de um programa pioneiro no estado voltado para o tratamento cirúrgico de varizes. A iniciativa visa atender cidadãos que sofrem com problemas de circulação, dores persistentes e veias aparentes, oferecendo o procedimento de forma gratuita e com alto padrão de atendimento.
O programa surge como uma resposta direta à alta demanda por esse tipo de intervenção no sistema público de saúde, focando não apenas na questão estética, mas, sobretudo, na qualidade de vida e na prevenção de complicações graves decorrentes da má circulação sanguínea.
Atendimento e Agendamento
As primeiras cirurgias já estão programadas para acontecer nos dias 28 e 29 de março. O parlamentar enfatiza que o projeto foi desenhado para garantir:
Qualidade: Procedimentos realizados por equipes especializadas.
Conforto: Estrutura preparada para o bem-estar do paciente.
Segurança: Protocolos rigorosos em todas as etapas do atendimento.
“Estamos trazendo para o Maranhão um programa de cirurgia de varizes de forma inédita. Nosso objetivo é cuidar das pessoas que hoje sofrem com pernas cansadas e dificuldades de locomoção por falta de acesso ao tratamento”, destacou Duarte Jr.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Em um movimento estratégico para assegurar a continuidade de seu espólio político, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) anunciou, na noite desta segunda-feira (23), que sua sobrinha e atual deputada estadual, Fabiana Vilar, disputará uma vaga na Câmara Federal em 2026. O anúncio ocorreu durante uma reunião com lideranças em Maranhãozinho, principal reduto eleitoral do parlamentar, onde o grupo, reafirmou sua união em torno das novas diretrizes partidárias.
Embora tenha definido a sucessão para sua cadeira em Brasília, Josimar ainda mantém em aberto a decisão sobre uma possível candidatura ao cargo de deputado estadual.
A articulação política acontece após decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de condená-lo, juntamente com Pastor Gil e Bosco Costa, por corrupção passiva. A decisão aponta que os parlamentares solicitaram R$ 1,6 milhão para viabilizar a liberação de R$ 6,6 milhões em emendas destinadas ao município de São José de Ribamar.
Apesar da gravidade das condenações, que prevêem o início do cumprimento da pena em regime semiaberto e o pagamento de multas, a permanência dos parlamentares em seus cargos ainda não é definitiva. O desfecho depende agora da Câmara dos Deputados, que deverá ser notificada oficialmente para deliberar sobre a perda ou manutenção dos mandatos.
Juridicamente, existe a possibilidade de os deputados seguirem exercendo suas funções, uma vez que o regime semiaberto é, em tese, compatível com as atividades legislativas. No entanto, o ato político liderado por Josimar em sua base eleitoral sinaliza uma antecipação ao cenário de incertezas, buscando manter o protagonismo do grupo no Maranhão independentemente do desfecho nos tribunais.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, confirmou a seus aliados no município, no último fim de semana, que vai atender a um pedido do seu grupo político e disputar uma vaga para Assembleia Legislativa do Maranhão nas eleições de outubro de 2026.
A expectativa é que o gestor use a festa de aniversário da cidade, marcada para o dia 28 de março, como ato de encerramento da sua terceira passagem pelo comando da gestão local.
Muito próximo do governador Carlos Brandão e do seu grupo, Resende é tido nos bastidores como nome mais forte para suceder a atual presidente da Alema, deputado Iracema Vale, a partir do ano que vem.
Mas, para isso, tem que, primeiro, eleger-se deputado…
Vamos aguardar!.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma regra do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) que restringia recursos contra decisões individuais de desembargadores. A decisão foi unânime e ocorreu no julgamento de uma ação apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), encerrado no dia 13 de março. As informações são do site JuriNews.
Relator do caso, o ministro Flávio Dino afirmou que apenas a União pode criar normas sobre processos judiciais, e que tribunais estaduais não têm poder para limitar o direito a recorrer. Segundo Dino, o Código de Processo Civil permite recursos e não autoriza esse tipo de restrição.
Dino também ressaltou que a regra do TJ-MA poderia encerrar recursos antes da hora dentro do próprio tribunal, dificultando o acesso a instâncias superiores, como o STJ e o STF. Isso porque, enquanto ainda há possibilidade de recurso no tribunal de origem, não é possível acionar as cortes superiores.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Foto Reprodução
Um incêndio no terceiro andar do Supremo Tribunal Federal (STF) obrigou servidores a deixarem o prédio às pressas na noite desta segunda-feira (23).
Segundo apurou o Metrópoles, todos os anexos do Supremo foram evacuados imediatamente. O alarme de incêndio foi acionado para orientar a saída dos funcionários e garantir a segurança de todos.
Ainda não há informações sobre a causa do incêndio, nem se houve feridos ou danos materiais. As autoridades do tribunal estão apurando o ocorrido e deverão fornecer mais detalhes em breve.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Uma forte chapa foi lançada para as eleições deste ano. Ainda faltando definir a segunda vaga de senado, a chapa encabeçada pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Binfim, e tendo o ex-senador Roberto Rocha como candidato à primeira vaga para à Casa Alta promete ser competitiva para as eleições deste ano.
Os discursos no ato realizado no último sábado (21) em Bacabal foram efusivos contra o governo de Carlos Brandão.
Assim, a chapa se consolida como representante da direita na disputa por governo e Senado. Com a força que Roberto Rocha tem junto ao Clã Bolsonaro, a possibilidade de apoio do pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro a Lahésio começa a se tornar cada vez mais possível. O que jogaria o pré-candidato em uma situação extremamente competitiva novamente.
Vamos aguardar!.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O vereador Hygo Contador, conhecido por sua defesa intransigente do presidente do sindicato dos professores de Timbiras, que é mais sujo que “poleiro de pato”, enfrenta um momento delicado em sua trajetória política. Antes figura de destaque nas redes sociais e nos debates locais, hoje vê sua popularidade despencar e sua presença pública se tornar cada vez mais rara.
Nos bastidores, aliados reconhecem que o desgaste da imagem do parlamentar está ligado à sua associação direta com lideranças sindicais que perderam força junto à categoria. A postura de “defensor ferrenho” que antes lhe rendia apoio, agora é vista por parte da população como um vínculo que mais prejudica do que fortalece sua atuação.
O isolamento político é perceptível: Hygo Contador tem evitado eventos públicos e reduzido sua participação em pautas de maior visibilidade. Para analistas locais, trata-se de uma tentativa de recuo estratégico, buscando atravessar o período de baixa sem ampliar o desgaste.
Enquanto isso, a ausência do vereador nos principais debates da cidade abre espaço para novas lideranças, que aproveitam o vácuo político para se aproximar da população e disputar protagonismo. O futuro de Hygo Contador dependerá de sua capacidade de reconstruir pontes e recuperar credibilidade junto ao eleitorado timbirense, principalmente dos seus aliados políticos de não cumprir a palavra e compromissos.
Um homem que se subjuga para além de outro homem.




