PF cumpre mandados na casa do ex-deputado Rubens Pereira

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira, 21, mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal na residência do ex-deputado estadual Rubens Pereira em São Luis.

O também ex-secretário de Estado da Articulação Política estaria sendo investigado por possíveis ilícitos cometidos no âmbito das eleições de 2024.

Os mandados foram cumpridos em uma casa localizada em um condomínio de alto padrão na capital e na casa de um assessor dele, no Maiobão.

A PF ainda não divulgou informações oficiais sobre a apuração.

O vereador Zé Mário apresentou uma importante indicação na Câmara Municipal de Timbiras, solicitando melhorias para a Rua Pedro Mesquita, localizada no Centro da cidade. A proposta busca atender a uma reivindicação antiga dos moradores, que aguardam com expectativa pelas obras.

Segundo o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo garantir mais qualidade de vida para a população, além de contribuir para a valorização dos imóveis e o fortalecimento da mobilidade urbana. “Essa conquista será de grande relevância para os moradores da Rua Pedro Mesquita, que há anos esperam por melhorias”, destacou Zé Mário durante a sessão. Moradores da Rua Pedro Mesquita elogiaram o trabalho do Parlamentar e aguardam com grande expectativa o início das obras, uma vez que, o Prefeito Paulo Vinícius está revitalizando a cidade em todas as áreas.

A Justiça do Maranhão suspendeu a tramitação ou a execução de operação de crédito de R$ 1,3 bilhão autorizada recentemente pela Assembleia Legislativa ao Governo do Estado. A decisão foi proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em resposta a uma ação movida pelo deputado estadual Rodrigo Lago (PSB).

No despacho, o magistrado determinou que o Estado do Maranhão, a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e o Banco do Brasil suspendam imediatamente qualquer procedimento administrativo relacionado à contratação do empréstimo previsto na Lei Estadual nº 12.874/2026. O juiz também proibiu a liberação, transferência ou utilização de valores oriundos da operação, caso o contrato já tenha sido formalizado.

Douglas Martins fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão, sem prejuízo de outras sanções processuais, civis e criminais.

“A utilização de uma nova operação de crédito, sob o pretexto de reestruturação financeira, para absorver, substituir ou quitar os saldos desse contrato original eivado de vícios, configura desvio de finalidade. Por desvio de finalidade, o art. 2o, parágrafo único, da Lei no 4.717/1965, enuncia que ‘se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explícita ou

implicitamente, na regra de competência’. O erário não pode ser sobrecarregado com uma nova dívida pública bilionária cuja contratação oculta a nítida tentativa de contornar restrições fiscais e sanções severas impostas pela própria União”, destacou Martins.

Segundo ele, o novo financiamento de R$ 1,3 bilhão teria como finalidade garantir o recurso após um bloqueio federal que inviabilizou a liberação exatamente do mesmo valor, “remanescente […] do Contrato de Financiamento no 40/00058-3.

“Evidenciando que a abertura de um novo procedimento de crédito baseado na Lei Estadual no 12.874/2026 configura desvio de finalidade e fraude à lei para contornar a sanção fiscal da União”, completou.

A operação de crédito havia sido autorizada no início de maio pela Assembleia Legislativa do Maranhão. À época, deputados da base governista defenderam que os recursos seriam destinados a investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e execução de obras em diversas regiões do estado. Segundo o governo, os empréstimos poderiam ultrapassar R$ 2 bilhões em diferentes operações financeiras.

Corrida ao Senado no Maranhão reúne 11 pré-candidatos para duas vagas, disputa acirrada

Com a entrada de Duarte Júnior (Avante) na disputa, o cenário eleitoral para o Senado no Maranhão chega a 11 pré-candidatos na briga por duas vagas. Nomes com diferentes perfis e forças eleitorais se aglutinam para a eleição à Câmara Alta.

Entre os principais postulantes estão André Fufuca (PP), Eliziane Gama (PT), Weverton Rocha (PDT) e Roseana Sarney (MDB), além de Roberto Rocha (Novo), Simplício Araújo (DC), Hilton Gonçalo (Mobiliza), Antonia Cariongo (PSOL), Franklin Douglas (PSOL) e César Pires (Novo).

No mandato, Eliziane e Weverton tentam a reeleição, enquanto Fufuca aparece como um dos nomes mais competitivos e Duarte surge com força após pontuar em pesquisas recentes. Roseana é colocada em cenários pré-eleitorais, mas segue como uma incógnita.

O atual número de pré-candidatos mais que dobra o cenário de 2022, quando cinco nomes disputaram uma única vaga ao Senado pelo estado: Antonia Cariongo (PSOL), Flávio Dino (PSB), Pastor Ivo Nogueira (DC), Roberto Rocha (PTB) e Saulo Arcangeli (PSTU). Na ocasião, a disputa foi vencida pelo hoje ministro do STF Flávio Dino.

O deputado federal Duarte Júnior anunciou nas redes sociais que agora é pré-candidato ao Senado Federal.

Nos bastidores, a mudança de rota já era dada como certa. Agora concretizada. No vídeo, Duarte se enaltece como combatente da corrupção, “nova política”, sem sobrenome, entre outros rótulos para tentar surfar no eleitorado apolítico, muito na moda.

“Eu não tenho dono, não tenho sobrenome poderoso em família política”, afirmou.

O movimento de Duarte foi a única saída que restou diante do cenário de quase impossibilidade de reeleição a deputado federal com a nominata do Avante. Vai para uma disputa maior em que tudo pode acontecer já que a eleição e majoritária e com duas vagas, precisando ter apenas 30% dos votos. Na pior das hipóteses, reforça seu nome para buscar novamente a prefeitura de São Luís.

Foto Reprodução

A pré-candidatura do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), sofreu um forte revés político vindo de dentro de sua própria casa. Nesta quarta-feira (20), o empresário Carlos Gustavo Rabelo Camarão, o “Guga”, irmão do petista, declarou oficialmente apoio ao pré-candidato Orleans Brandão (MDB).

Além do irmão, o sobrinho do vice-governador, Antônio Rabelo — pré-candidato a deputado estadual —, também participou do encontro e chancelou a aliança com o emedebista.

O gesto foi recebido como um sinal claro de que nem mesmo os parentes mais próximos acreditam no projeto eleitoral de Felipe Camarão, fortalecendo a musculatura política de Orleans Brandão na disputa.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, confirmou, na noite desta terça-feira, 19, sua filiação ao MDB.

A ficha estava assinada desde abril, mas o anúncio oficial ocorreu apenas nesta semana, durante jantar com lideranças emedebista de todo o Brasil na casa do ex-presidente José Sarney em Brasília.

Além da confirmação da chegada de Brandão, o encontro serviu, também, para que a deputada federal Roseana Sarney reafirmar sua pretensão de ser mesmo candidata a senadora em outubro deste ano.

Outro ponto de destaque foi uma fala de Orleans Brandão, pré-candidato da sigla ao Governo do Maranhão. Ele garantiu que, independentemente da candidatura própria do PT no estado, o palanque do MDB será também do presidente Lula.

Com informações do Gilberto Léda

O prefeito Gentil Neto representou Caxias na etapa nacional da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), onde o município foi destaque entre os finalistas com o projeto “Flor do Campo”, voltado ao fortalecimento das comunidades rurais e tradicionais.

A presença de Gentil Neto no evento simbolizou mais do que uma simples participação institucional. Mostrou o reconhecimento de uma gestão que vem transformando Caxias em referência no Maranhão quando o assunto é desenvolvimento, inclusão produtiva e valorização das famílias da zona rural.

O projeto “Flor do Campo”, criado pela Prefeitura de Caxias, alcançou dezenas de comunidades rurais levando assistência técnica, capacitação, incentivo à produção, apoio documental e oportunidades para agricultores familiares e pequenos produtores. A iniciativa já impactou milhares de pessoas e ajudou a fortalecer a economia local através do empreendedorismo rural.

Durante o evento, Gentil Neto destacou que o maior objetivo da gestão é fazer com que as políticas públicas cheguem até quem mais precisa.

“Nosso compromisso é cuidar das pessoas, principalmente daquelas que muitas vezes estavam esquecidas. Ver Caxias sendo reconhecida nacionalmente mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito.

O reconhecimento nacional reforça o momento vivido por Caxias, que vem acumulando avanços em diversas áreas da administração pública. A gestão de Gentil Neto tem se destacado pela busca constante de investimentos, fortalecimento de programas sociais e incentivo ao desenvolvimento econômico tanto na zona urbana quanto rural.

A participação entre os finalistas do prêmio do Sebrae fortalece ainda mais o nome de Caxias no cenário nacional e mostra que o município segue avançando com planejamento, trabalho e ações que chegam diretamente à população.

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PP), negou publicamente rumores de um possível rompimento político com o governador do Maranhão, Carlos Brandão. Em entrevista concedida a um podcast, com trechos divulgados pela própria gestora nesta terça-feira (19), Maura afirmou que mantém alinhamento com o chefe do Executivo estadual e classificou as especulações como “narrativas”.

Durante a entrevista, a prefeita declarou que não existe qualquer motivação para um afastamento político neste momento. “Eu sou tranquila diante daquilo que eu me decido ser ou apoiar. Então eu não teria nenhuma motivação neste momento de ter nenhum rompimento com o governador Carlos Brandão”, afirmou.

Maura Jorge também destacou que o Governo do Estado tem contribuído com ações e investimentos no município de Lago da Pedra, reforçando a parceria administrativa entre as gestões municipal e estadual.

A prefeita acrescentou ainda que, caso houvesse alguma mudança de posicionamento político, a decisão seria comunicada diretamente ao governador. “Se eu quisesse ter algum rompimento, a primeira pessoa que eu ia me dirigir seria o governador Carlos Brandão”, completou.

A Câmara Municipal de Timbiras promove, nesta quarta-feira (20), a partir das 9h da manhã, mais uma sessão ordinária. O encontro reunirá os vereadores para discutir projetos, requerimentos e demais assuntos de interesse da comunidade.

A reunião será transmitida em tempo real pelo Blog do Professor Gil, ampliando o acesso da população às decisões políticas locais. A iniciativa reforça o compromisso com a transparência e fortalece a participação cidadã, permitindo que moradores acompanhem de perto os debates e votações.

As sessões ordinárias são momentos fundamentais para o andamento dos trabalhos legislativos, já que nelas são apresentados novos projetos de lei, discutidas demandas da sociedade e avaliadas ações da gestão municipal.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade