Mais 21 municípios do Maranhão foram parcialmente integrados ao mapa da Amazônia Legal com atualização do instrumento pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, segundo divulgação do órgão na semana passada.
A Amazônia Legal ocupa um território de 5.015.068,18 quilômetros quadrados, espalhado por nove estados da federação, correspondentes a cerca de 58,9% de todo o chão brasileiro, de 8.510.295,914 km².
O Maranhão conta agora com 181 municípios pertencentes à Amazônia Legal. É o estado com maior número de municípios na área, ocupando 79,3% da área ou 261.350,785 km² integrados à Amazônia Legal.
O novo mapa atualiza a malha municipalização, alterando os limites internos dos municípios sem alterar as divisas estaduais e nem as fronteiras internacionais. Foram também atualizadas informações sobre as posições das sedes das cidades.
O novo mapa da Amazônia Legal vai auxiliar no entendimento da dinâmica urbana e da infraestrutura logística de integração regional. Vinte municípios do Maranhão não tem 10% do território integrando a Amazônia Legal. São João do Sóter tem o menor percentual territorial, enquanto que Pirapemas tem 99,9% da área como parte integrante da AL.
O território da Amazônia Legal:
Acre – 22 municípios
Amapá – 16 municípios
Amazonas- 62 municípios
Mato Grosso – 141 municípios
Pará – 144 municípios
Rondônia – 52 municípios
Roraima – 15 municípios
Tocantins – 139 municípios
Maranhão – 181 municípios
Municípios do Maranhão que não estão 100% na AL
Buriti Bravo
Cachoeira Grande
Codó
Coroatá
Fortuna
Gonçalves Dias
Governador Eugênio Barros
Governador Luiz Rocha
Icatu
Morros
Paraibano
Pastos Bons
Pirapemas
Presidente Juscelino
Presidente Vargas
São João do Sóter
Senador Alexandre Costa
Timbiras
Vargem Grande