O auxílio, segundo o governo, será pago para famílias não contempladas pelos programas sociais do Governo Federal.
O Governo do Piauí anunciou nessa sexta-feira (12) que pagará, a partir de março deste ano, um auxílio emergencial famílias que vivem em uma situação de extrema pobreza. O valor pago será de R$ 200 por seis meses.
O auxílio será pago para aquelas pessoas que não foram contempladas pelos programas de assistência social do Governo Federal durante a pandemia da Covid-19.
Antes do pagamento, o governo irá realizar uma busca ativa, através da Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) para avaliar a situação destas famílias. A expectativa é que sejam encontradas mais de oito mil famílias.
As famílias que serão beneficiadas com o auxílio receberão um cartão. “O cartão é para as pessoas que não recebem nenhum benefício do governo federal. Quem recebe o Bolsa Família, por exemplo, não será contemplado. O objetivo é incluir aquelas pessoas que chamamos de invisíveis dentro dos programas sociais do Governo Federal”, informou a governadora em exercício, Regina Sousa.
Em abril, o governo realizou uma busca para identificar os piauienses em situação de vulnerabilidade social que não conseguirem acesso ao auxílio emergencial do Governo Federal. O objetivo era resolver pendências para garantir o auxílio emergencial ao maior número possível de famílias.