Vereadora rompe alianças e muda de campo político em Timbiras

A vereadora Maria do Lezui, de Timbiras, anunciou nesta quarta-feira, 24, sua saída da base política do deputado federal Marreca Filho e declarou apoio ao deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).

A decisão marca uma reconfiguração no cenário político local e pode ter reflexos nas articulações para as próximas eleições.

A vereadora Maria do Lezui, afirmou a sua parceria com Márcio Jerry, que reforça sua rede de aliados no interior, consolidando sua força política no município.

Em Timbiras, vereadores Nenenzinho do Lázaro e Maria do Lezui desempenham estratégico articulação de grupos locais e na aproximação com lideranças.

A adesão de Maria do Lezui ao grupo de Jerry pode influenciar diretamente nas eleições deste ano.

Registros fotográficos da sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira, 24 de junho, no Plenário Municipal Rubem Almeida. As imagens retratam momentos importantes dos trabalhos legislativos, com a presença dos vereadores, evidenciando o compromisso do Poder Legislativo com o debate, a transparência e o fortalecimento da democracia no âmbito municipal.

Uma feliz e abençoada semana a todos

O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de João Batista.

Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina. A primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho. Já a segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina. História de São João Batista

São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C., e se tornou popular. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.

No ano 27 d.C. João Batista morreu decapitado a mando de Herodes, que vivia em adultério com a mulher de seu irmão, Herodíades.

No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou de forma tão surpreendente que, admirado, Herodes prometeu dar o que ela quisesse. Orientada por Herodíades, a filha pediu a cabeça de João Batista numa bandeja, porque João condenava o comportamento adúltero do casal.

A Festa Junina de São João

O São João é uma das principais figuras das festas juninas. Nessa comemoração, a quadrilha é a dança típica e os dançarinos vestem-se com roupas caipiras.

Além dos tradicionais balões e fogueiras, várias brincadeiras dão mais brilho à festa. São exemplos: pescaria, cadeia, correio-elegante e boca do palhaço.

O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos.

A população de Timbiras tem a oportunidade de acompanhar de perto os trabalhos legislativos da cidade.

Todas as quartas-feiras, a partir das 9h da manhã, a Câmara Municipal de Timbiras realiza sua sessão ordinária, que é transmitida ao vivo pelo Blog do Professor Gil.

A transmissão busca aproximar os cidadãos das decisões políticas, permitindo que todos acompanhem debates, votações e projetos que impactam diretamente o cotidiano da comunidade.

Moradores podem assistir às sessões sem sair de casa, garantindo que estejam informados sobre temas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento urbano, dentre outros…

O grande político e pré-candidato a deputado estadual Marcos Caldas participou de uma reunião considerada estratégica da federação PRD/Solidariedade, realizada nesta terça-feira, 23. O encontro contou com a presença do pré-candidato ao governo do Maranhão, Orleans Brandão, do deputado federal Marreca Filho, além de outros pré-candidatos da legenda.

Segundo Marcos Caldas, o momento foi marcado pelo diálogo e pela construção de consensos internos.

“Seguimos unidos, fortalecendo nosso projeto e trabalhando por um Maranhão cada vez melhor”, afirmou.  A reunião reforça o esforço e a união da federação em apresentar uma frente coesa para as eleições estaduais, buscando ampliar sua representatividade e consolidar alianças regionais.

Esse tipo de articulação é visto como fundamental para definir estratégias eleitorais, alinhar discursos e demonstrar força política perante a sociedade maranhense.

O ex-senador Roberto Rocha teve que ser internado na tarde desta terça-feira (23) após um pico de pressão alta. O fato ocorreu poucas horas antes do que estava agendado para seu depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal movida pelo ministro Flávio Dino. Roberto seria ouvido pela Corte e após a Procuradoria-Geral da República (PGR) defender a rejeição do recurso apresentado por sua defesa.

A audiência seria por videoconferência. O ex-senador é acusado por Flávio Dino de calúnia e difamação por declarações feitas durante o período eleitoral de 2022 na tribuna do Senado. A Ação Penal nº 2.843 apura supostos crimes .

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se pela rejeição do recurso apresentado por sua defesa, sustentando que não há elementos capazes de modificar as decisões já tomadas pela Primeira Turma do STF, que recebeu a queixa-crime apresentada por Dino.

Veja o boletim médico:

Com a situação de saúde do depoente, a audiência será reagendada.

Endrick, atacante da seleção brasileira

A Seleção Brasileira entra na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 em situação confortável. Após empatar com Marrocos na estreia e vencer o Haiti por 3 a 0, o Brasil lidera o Grupo C e depende apenas de seu próprio resultado para confirmar a classificação à próxima fase.

O duelo contra a Escócia acontece nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

De acordo com projeções da Opta Analyst, o Brasil possui 99,8% de probabilidade de avançar para a próxima fase.

Classificação do Grupo C?

Brasil – 4 pontos (saldo +3)

Marrocos – 4 pontos (saldo +1)

Escócia – 3 pontos

Haiti – 0 ponto (eliminado)

A Seleção marcou quatro gols e sofreu apenas um até o momento. Já o Marrocos tem dois gols marcados e um sofrido.

O que o Brasil precisa para se classificar?

O cenário mais simples é a vitória. Caso derrote a Escócia, a Seleção garante vaga na fase de 16 avos sem depender de qualquer outro resultado.

Além da classificação, o Brasil seguirá com grandes chances de terminar a fase de grupos na liderança da chave.

Se vencer a Escócia

O Brasil confirma a classificação e alcança sete pontos. Para perder a primeira colocação, precisaria ser ultrapassado pelo Marrocos nos critérios de desempate.

Se empatar com a Escócia

O empate também garante a classificação brasileira para o mata-mata.

Nesse cenário, a Seleção chegaria aos cinco pontos e só deixaria a liderança caso o Marrocos vença o Haiti.

Se perder para a Escócia

Uma derrota é o único resultado que pode complicar a situação brasileira.

Com quatro pontos, o Brasil ainda teria chances muito altas de avançar, mas poderia terminar a rodada na terceira colocação caso o Marrocos pontue diante do Haiti.

Nessa hipótese, a vaga dependeria da comparação com os terceiros colocados dos demais grupos.

Por que a liderança do grupo é importante?

Terminar em primeiro lugar no Grupo C representa mais do que uma vantagem esportiva.

Segundo a programação da competição, o líder da chave permanece treinando e atuando nos Estados Unidos, evitando deslocamentos mais longos durante a fase eliminatória.

Já o segundo colocado precisará viajar para Monterrey, no México, para disputar a próxima fase.

Além disso, o primeiro colocado do Grupo C enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que reúne seleções como Holanda, Japão, Suécia e Tunísia.

Enquanto o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) segue defendendo publicamente a pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão ao Governo do Maranhão em 2026, a realidade política nos municípios começa a revelar movimentos que apontam em outra direção.

Como é o caso prefeito de Santa Amaro, Leandro Moura (PCdoB), que declarou apoio ao ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) durante evento na cidade.

Nas redes sociais, Braide escreveu: “Gratidão ao povo e ao prefeito @leandromouraoficialma, que acreditam no nosso projeto de transformação do Maranhão!”, confirmando a aliança.

O movimento chama atenção porque ocorre justamente em um momento em que lideranças do PCdoB trabalham para consolidar o nome de Felipe Camarão como candidato do grupo governista ao Palácio dos Leões.

Nos bastidores, a situação evidencia as dificuldades enfrentadas pelo campo governista para unificar sua base em torno de um único projeto para 2026. Enquanto Márcio Jerry atua como um dos principais defensores da pré-candidatura de Felipe Camarão, prefeitos e lideranças municipais já começam a se posicionar estrategicamente diante do cenário eleitoral que se desenha.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade