- Professor Gil
- Deixar Comentário
O Sampaio Corrêa está eliminado do Campeonato Brasileiro de 2026.
Na tarde deste sábado (27) o Tricolor não conseguiu reverter a vantagem do Trem-AP na partida de volta na casa do adversário.
O Tubarão, que já havia perdido em casa por 2 a 0, precisava de uma reação histórica, que não veio. O time maranhense até começou bem metendo 2 a 0 e igualando o placar no agregado.
Porém, sofreu o gol que não poderia e mesmo vencendo por 2 a 1, foi eliminado na segunda fase da competição.
Com a eliminação precoce, o Sampaio encerra sua participação na temporada 2026 e só voltará a campo oficialmente em 2027, quando disputará o Campeonato Maranhense.
Pelo menos o Tricolor está garantido na Série D de 2027. A vaga foi assegurada graças à sua colocação final no Campeonato Maranhense deste ano.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O encontro atraiu grande número de amigos, apoiadores de Diogo Tito e foi marcado por discursos de incentivo e clima festivo. Em sua fala, Tito destacou o sucesso da mobilização e agradeceu seus amigos e toda à comunidade codoense: “Obrigado a todo meu grupo e meus amigos de Codó, por essa linda festa. Vamos juntos agora para a grande batalha, mas tendo a fé em Deus e todos vocês seremos vitoriosos. Obrigado Codó”, afirmou Diogo Tito.
A gigantesca participação popular mostra que Codó será um dos pontos de apoio relevantes na caminhada eleitoral de Diogo Tito com seus pré-candidatos, Marcos Caldas e Hildon Rocha, ocasiões também, o evento foi para fortalecer vínculos com a comunidade evidenciando a importância da política em Codó no cenário regional.
Parabéns ao amigo Diogo Tito, pelo belíssimo evento.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O líder político Diogo Tito reuniu uma grande multidão no Recanto Show, localizado no bairro São Francisco, em Codó, para declarar apoio à pré-candidatura de Marcos Caldas a deputado estadual e à reeleição do deputado federal Hildon Rocha.
O evento contou com forte participação popular e foi marcado pela presença de uma caravana vinda da cidade de Timbiras, organizada pelos amigos do professor Gil. A mobilização reforçou a articulação política regional e demonstrou o peso das alianças locais na corrida eleitoral.
Segundo os organizadores, do encontro os amigos do Diogo Tito, teve como objetivo fortalecer a união de lideranças comunitárias e ampliar o diálogo com a população sobre os projetos defendidos pelos pré-candidatos.
Encontros como esse são comuns no período pré-eleitoral e funcionam como termômetro da capacidade de mobilização de cada liderança.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O evento foi marcado pela grande participação popular, foi considerada pelo parlamentar como um reflexo da força coletiva e da união de seu grupo político.
Em sua fala, Elias agradeceu “de coração” a todos os envolvidos na organização, ressaltando que cada ligação, convite e detalhe preparado contribuiu para o resultado positivo.
“Ninguém constrói um projeto sozinho. O sucesso de ontem mostrou a força que temos quando caminhamos unidos, com o mesmo propósito e vestindo a camisa do nosso grupo”, afirmou. O vereador reforçou “Vamos manter essa união, esse espírito de equipe e essa disposição para trabalhar, porque ainda temos muitas conquistas pela frente”, disse. Elias da Construforte concluiu sua mensagem parabenizando os participantes e destacando o orgulho que sente da equipe que o acompanha.
O evento em Parauapebas, reuniu apoiadores e lideranças locais, consolidando mais uma etapa da pré-campanha dos candidatos ligados ao grupo político do vereador.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A repercussão da escolha do ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior como vice na chapa de Orleans Brandão ao Governo deve provocar uma nova movimentação no tabuleiro eleitoral maranhense. Diante desse cenário, Eduardo Braide pode reavaliar a composição de sua chapa majoritária e escolher o deputado federal Duarte Júnior para ocupar a segunda vaga ao Senado.
A estratégia teria como principal objetivo proteger sua base eleitoral na capital, formando uma aliança com a segunda maior força política de São Luís. A entrada de Edivaldo na chapa governista reforça a intenção de Orleans de ampliar sua presença no maior colégio eleitoral do estado, o que pode representar uma ameaça à principal sustentação política de Braide.
Nesse contexto, Duarte passa a ocupar posição central nas articulações. Além de fortalecer o palanque de Braide na capital, sua eventual adesão impediria que o parlamentar reforçasse a chapa adversária, já que seu nome também é citado entre as possibilidades para disputar o Senado ao lado de Orleans.
Esse cenário coloca Duarte Júnior como uma das peças mais valiosas do xadrez político maranhense. Seu capital eleitoral em São Luís faz dele um ativo estratégico para qualquer projeto majoritário, evidenciando o peso que exerce nas projeções para as eleições de 2026.
Mais do que um nome para completar uma chapa, Duarte pode se tornar o fiel da balança na disputa. A composição que conseguir atrair seu apoio tende a largar em posição privilegiada tanto na corrida pelas vagas ao Senado quanto na consolidação de força política para os candidatos ao governo em São Luís.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A manhã desta sexta-feira (26) entrou para a história política de Paço do Lumiar e do Brasil. Sob a liderança e articulação política do Prefeito Fred Campos, a Câmara Municipal de Paço do Lumiar realizou a posse simultânea de 10 vereadores suplentes, em uma solenidade realizada no Palácio Vereador Miércio Martins, na Sede do município.
O ato reuniu o prefeito Fred Campos, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Feitosa, todos os vereadores da Casa e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale, consolidando um momento de união institucional entre os Poderes em favor do fortalecimento da representatividade política.
A movimentação ocorreu com o licenciamento dos vereadores Leandro Orlete, Bianca Mendes, Carmem Aroso, Rafael Neves, Kamilla Belfort, Paulo Henrique, Mauro Multibancos, Joel Churrasco, Miau Oliveira e Éder Alencar, permitindo a posse de Fernando Muniz, Ribamar Neto, Arnoldo, Miguel Ângelo, Lilian de Charuto, Drielle da Pindoba, Vagner Sousa, França, Alex do Iguaíba e Edileuza Mendes.
A posse simultânea dos dez suplentes representa um dos maiores movimentos de renovação temporária já registrados em um Legislativo municipal brasileiro e reforça a capacidade de diálogo construída pela atual gestão municipal.
Durante a cerimônia, diversas autoridades destacaram o papel do prefeito Fred Campos na construção do entendimento político que tornou possível o momento.
“A política se fortalece quando prevalecem o diálogo, o respeito e a democracia. Quero parabenizar todos os vereadores que se licenciaram pela grandeza desse gesto, os vereadores que assumem esta missão e, de maneira especial, o prefeito Fred Campos, que teve a capacidade de construir esse entendimento político com responsabilidade e respeito às instituições. É um grande exemplo de maturidade política e de fortalecimento da democracia”, disse a Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.
O presidente da Câmara, Fernando Feitosa, destacou o significado histórico da solenidade. “Hoje a Câmara Municipal de Paço do Lumiar vive um momento que ficará marcado em sua história. A posse simultânea de dez vereadores suplentes demonstra a força do diálogo institucional e o compromisso desta Casa com a continuidade dos trabalhos legislativos. Todos que assumem chegam legitimados pelo voto popular e passam a contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, disse Feitosa
O prefeito Fred Campos reafirmou o compromisso de manter a união entre Executivo e Legislativo. “Nosso compromisso sempre foi construir pontes, unir forças e ampliar a participação de quem foi escolhido pelo povo para representar Paço do Lumiar. Tenho certeza de que cada vereador que assume dará sua contribuição para o desenvolvimento do nosso município. Contem sempre com o nosso diálogo, parceria e respeito institucional”, pontuou Fred Campos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O pré-candidato ao governo do Maranhão, Eduardo Braide, estará em Codó nesta sexta-feira, 26 de junho, cumprindo uma série de compromissos políticos e comunitários. Pela manhã, Braide visitará o mercado central e o centro comercial, para o contato direto com a população e os trabalhadores da cidade.
À noite, o pré-candidato participará de uma grande reunião na residência do pré-candidato a deputado federal Nonato Sampaio. O encontro também contará com a presença do pré-candidato a deputado estadual Yuri Corrêa, reforçando articulações políticas e alianças regionais em um momento de intensa movimentação pré-eleitoral.
A agenda de Braide em Codó reflete a importância da cidade no cenário político do Maranhão.
Visitas a espaços públicos e reuniões políticas são estratégias comuns nesse período, fortalecendo vínculos e ampliando a presença de lideranças estaduais em municípios estratégicos.
O Blog do Professor Gil de Timbiras-MA, acompanhará tudo de perto, registrando os melhores momentos.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Didi do PP, ex-prefeito Fufuca Dantas, doze vereadores e secretários municipais estiveram em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24), em São Luís, para reafirmar o apoio político do grupo aos nomes de Eduardo Braide, pré-candidato ao Governo do Maranhão, e André Fufuca, pré-candidato ao Senado Federal.
O encontro consolidou o posicionamento do grupo político de Alto Alegre do Pindaré, considerado uma das principais forças da região do Vale do Pindaré. Durante a reunião, o prefeito Didi destacou os avanços observados na capital maranhense sob a gestão de Eduardo Braide e manifestou o desejo de que esse modelo de desenvolvimento alcance todo o estado.
“Queremos que a transformação que São Luís viveu nos últimos anos possa chegar a todos os municípios do Maranhão. Acreditamos nesse projeto e, por isso, reafirmamos nosso apoio. Aproveito também para convidar Eduardo Braide a visitar Alto Alegre do Pindaré e conhecer o trabalho que estamos realizando em nosso município”, afirmou o prefeito.
Eduardo Braide agradeceu a manifestação de apoio, aceitou o convite para visitar Alto Alegre do Pindaré e reafirmou o compromisso de construir um novo momento para o estado, com atenção especial às demandas dos municípios maranhenses.
Também participaram da reunião o presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), Flávio Viana, além dos vereadores Manoel do Bairro Novo, Cláudio Constrular, Jhennifer Carolino, Tiago Viana, Antônio de Mineirinho, Layne Paixão, Regiane do Valdo, Thiago do Hospital, Zé Raimundo, Inácio Negão, Fia de Mineirinho e Zé Durval, reforçando a unidade do grupo político em torno das pré-candidaturas de Eduardo Braide ao Governo do Maranhão e André Fufuca ao Senado Federal.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
A vereadora Maria do Lezui, de Timbiras, anunciou nesta quarta-feira, 24, sua saída da base política do deputado federal Marreca Filho e declarou apoio ao deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).
A decisão marca uma reconfiguração no cenário político local e pode ter reflexos nas articulações para as próximas eleições.
A vereadora Maria do Lezui, afirmou a sua parceria com Márcio Jerry, que reforça sua rede de aliados no interior, consolidando sua força política no município.
Em Timbiras, vereadores Nenenzinho do Lázaro e Maria do Lezui desempenham estratégico articulação de grupos locais e na aproximação com lideranças.
A adesão de Maria do Lezui ao grupo de Jerry pode influenciar diretamente nas eleições deste ano.
- Professor Gil
- Deixar Comentário
Registros fotográficos da sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira, 24 de junho, no Plenário Municipal Rubem Almeida. As imagens retratam momentos importantes dos trabalhos legislativos, com a presença dos vereadores, evidenciando o compromisso do Poder Legislativo com o debate, a transparência e o fortalecimento da democracia no âmbito municipal.
Uma feliz e abençoada semana a todos





