VOCAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE: QUAL CARREIRA DEVO SEGUIR?

Esta última frase do título deste artigo se caracteriza como uma pergunta normalmente feita por jovens e pessoas que estão concluindo o Ensino Médio e já imaginam a respeito do seu futuro, mais precisamente com relação à carreira que deve seguir e, consequentemente, a possível profissão a exercer no futuro.
O termo Empregabilidade diz respeito à possibilidade de conseguir, mudar ou se manter durante muito tempo no mesmo emprego, ou ainda, sair de um emprego em uma área e começar a trabalhar em outra.
E quando se imagina: qual profissão ou carreira seguir, deve-se imaginar o sonho de cada de pessoa, no que diz respeito à profissão dos sonhos a seguir. Portanto, com relação ao futuro profissional deve-se pensar entre o sonho e o contexto da empregabilidade, o que pode ser pensado a partir da opinião de alguns especialistas com relação ao mercado de trabalho, quando se faz necessário analisar algumas opiniões e sugestões relacionada à escolha da profissão:
1. Buscar a profissão dos sonhos: pode ser importante, pois quando o profissional trabalha na profissão que gosta, isso faz com que este se realize e tende a oferecer um melhor trabalho à sua empresa ou cliente, em função de sua auto realização.
2. Observar as demandas de profissões do mercado: em determinados período de tempo, algumas profissões e empregos passam a demandar, ou seja, oferecer mais e melhores oportunidade de trabalho/emprego em função das necessidades sociais, a exemplo dos setores emergentes de: tecnologia, vendas, marketing digital, gestão de pessoas, trabalho em home office, tecnologias educacionais, idiomas, sustentabilidade e trabalhos relacionados ao cuidado do meio ambiente (gestão do lixo e resíduos, energias renováveis), etc.
3. Realizar inicialmente cursos técnicos: pode também ser uma estratégia interessante de empregabilidade, tendo em vista o momento que o país atravessa, relacionado à necessidade mundial de mão-de-obra técnica qualificada, tendo em vista a presença de inúmeras empresas de fabricação e criação de produtos tecnológicos.
4. Participar de programas de estágios e trainees: uma excelente oportunidade de se ter reconhecimento e, automaticamente, ganhar seu espaço no mercado de trabalho.

Por fim, o teste de vocação profissional, que geralmente envolve questões psicológicas e emocionais também pode ajudar na escolha da profissão futura.

Autor: Orlando de Lima Monteiro, é Graduado em Tecnologia em Processos Gerenciais; Pedagogia e Letras-Português/Inglês, com Especialização em MBA em Gestão Empresarial; Gestão Pública e Didática e Práticas de Ensino; Técnico em Serviços Público e Instrutor de Cursos Profissionalizantes( por professor Orlando Monteiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Entre e receba notícias do dia.

PM DE TIMBIRAS

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade