Com a aprovação da PEC Emergencial na Câmara dos Deputados, a criação da Medida Provisória para liberar as novas parcelas do Auxílio Emergencial 2021 deve acontecer na próxima semana, na qual o governo deve divulgar as regras de quem deve receber o benefício. O valor das parcelas deve variar entre R$ 150 e R$ 375, dependendo da composição familiar, segundo informou o ministro da Economia, Paulo Guedes.
A expectativa é para que o primeiro depósito seja efetuado ainda neste mês de março, assim que o texto for aprovado. Desta forma, o último pagamento deverá ser em junho de 2021.
Conforme o calendário de pagamento do programa que considera o final do Número de Identificação Social para dividir o grupo de beneficiários, quem tem direito ao Bolsa Família começará a receber a primeira parcela do auxílio emergencial 2021 a partir do dia 16 de abril.
O ministro afirmou ainda que o governo trabalha para começar a pagar o auxílio emergencial ainda em março, mas admite que o pagamento pode sair só em abril. Segundo Guedes, a renovação do auxílio só não saiu antes porque a “política tem um tempo próprio para autorizar os gastos extras”.