Além do isolamento social e dos sentimentos de incerteza, angústia e insegurança, a pandemia trouxe ainda outro desafio, que atinge comumente todos os pais e mães de crianças e adolescentes em idade escolar: o ensino remoto e como ajudar os filhos e filhas a estudar durante a pandemia.
Ensinar deve fazer parte da rotina dos adultos, que ainda precisam preparar todas as refeições, cuidar de casa e dar conta do trabalho.
O blog do professorgil.com.br irá compartilhar com os nossos estimados leitores boas práticas para ajudar os filhos e filhas a estudar melhor nesse período. São sugestões interessantes para auxiliar o rendimento do seu filho(a).
1- combine os horários e as atividades do dia no ensino remoto.
Oriente as crianças que elas devem fazer seus esquemas das aulas online, e colocar próxima a mesa de estudo, assim, em alguma medida, eles mesmos se veem como responsáveis pela atividade. E o papel dos pais nesse momento é apenas avisar alguns minutos antes que a aula ou atividade está pra começar.
2- Encorajar e fazer elogios sinceros.
É buscar reconhecer de maneira genuína o esforço da criança, e não ficar com a postura de fazer só correções, deixa isso com o professor(a). Sendo assim, mantenha apenas um olhar apreciativo para as atividades, nesse momento as crianças precisam muito de seus pais. Acredita.
3- Forneça os recursos necessários para a aula.
Fornecer os recursos técnicos necessários durante a aula no ensino remoto. Afinal, um computador/ celular que não funcione bem ou uma Internet muito fraca podem comprometer o engajamento das crianças nas aulas remotas. Quando não for possível investir uma dica é pedir emprestado para alguém da família ou amigo ou mesmo negociar os horários de uso, no caso de haver apenas um equipamento.
4- Deixe a casa silenciosa durante as aulas ou atividades.
Para mães e pais que tem mais de um filho, um grande desafio é administrar as aulas no ensino remoto, que muitas vezes acontecem no mesmo horário. E manter a casa silenciosa é fundamental para que as crianças consigam manter a concentração.