Nesta terça-feira (27) Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs) receberam os certificados do Pacto Pelo Fortalecimento da Aprendizagem. Na ocasião receberam a certificação APMs dos municípios de Codó, Coroatá, Timbiras , Alto Alegre, São Mateus e Peritoró. As coordenadoras do pacto da URE de Codó, Cléia e Cláudia Luz também receberam certificados por todo trabalho e apoio dado a URE e SEDUC.
No Ciclo de Formações Continuadas do ano de 2022 foram ofertadas Webjornadas e Webinários com os parceiros do Pacto Pela Aprendizagem, além de quatro módulos formativos para a educação infantil e três módulos formativos para a alfabetização, totalizando uma carga horária de 100 horas para os Articuladores Pedagógicos Municipais e 60 horas para gestores(as), supervisores(as) e professores(as) dos respectivos eixos.
Pacto Pelo Fortalecimento da Aprendizagem
O Pacto Pelo Fortalecimento da Aprendizagem, instituído em 2019, no âmbito da lei da Política Educacional Escola Digna, vem reforçando o regime de colaboração entre a Secretaria De Estado Da Educação e as Secretarias Municipais De Educação, por meio do desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores e à concretização das metas dos Planos de Educação do Estado e dos Municípios, especialmente da alfabetização na idade certa e formação integral de todas as crianças do Maranhão.
Nessa perspectiva, por meio da Secretaria de Estado da Educação, é oferecido, às redes municipais de ensino, a Assessoria Técnico Pedagógica e formações continuadas para os Articuladores Pedagógicos Municipais que as aplicam nos municípios para gestoras(es), supervisoras(es), coordenadoras(es) e professoras(es) para o aperfeiçoamento de suas práticas escolares junto às crianças do nosso Estado.
De acordo com a Gestora da URE Codó, Professora Fátima Stela, o compromisso do Pacto Pela Aprendizagem, com a população maranhense, é reafirmado com ações que favoreçam oportunidades àqueles que mais precisam. “Investir em programas e projetos desenvolvidos em regime de colaboração com os municípios e com o empenho de todos, contribui para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Sendo assim, é necessário discutir sobre estratégias de intervenções pedagógicas para a elevação dos indicadores educacionais, entendendo que, para alcançarmos bons resultados, é fundamental investir na qualificação dos/as profissionais das nossas redes públicas de ensino”, explicou a gestora