Desde sua fundação, a APEMT, entidade representativa dos profissionais da educação, tem sido palco de todas as conquistas da categoria, conquistas frutos de união e lutas.
Não foram poucos os momentos em que professores e professoras caminharam juntos em prol da garantia e consolidação de direitos.
Formam muitas as batalhas travadas nas últimas décadas, em algumas saímos fragilizados e em outras mais fortes e vitoriosos, porém em todas elas a APEMT se manteve firme na trincheira da defesa dos profissionais da educação.
Hoje atravessamos instantes decisivos que irão ditar os rumos futuros da entidade e é preciso que cada tenha consciência da importância seu papel neste contexto.
Manter uma entidade com autônomia de decisões e independência para seguir em defesa da manutenção e garantia de direitos é fator decisivo para conquistas futuras.
Não é hora de revanchismo político ideologico, porque como tudo na vida, isto também é passageiro, o que é perene e sólido é a construção da carreira alicercada no reconhecimento e valorização.
Como educador e cidadão crítico social creio plenamente que os interesses pessoais não podem se contrapor ao direitos coletivos.
Favores e beneficies endereçados a um não é mais importante que a garantia do direitos a todos.
São os direitos e conquistas coletivas que constroem a carreira não os interesses pessoais temporários.
Respeitando o posicionamento momentâneo dos amigos e amigas professores (as) que ora se colocam no campo oposto aos rumos historicos da entidade e na certeza de que estaremos todos nós juntos em muitas outras lutas futuras, venho enfatizar a importância de mantermos a soberania e independência de nossa instituição desvinculada das vontades de gestores públicos sejam eles quais forem.
A decisão a ser tomada por cada profissional de educação com seu poder de escolha irá sinalizar quais rumos da entidade nas futuras batalhas a serem travadas.
Governos vem e vão levados pela multidão, bandeiras mudam de cor, mas são os direitos conquistados em arduas lutas que constroem a carreira e a carreira que representa verdadeira valorização e reconhecimento do trabalho.
Nós somos educadores, antes de tudo, não esqueçam disto .
A APEMT somos todos nós.
Walterli Lima
Professor da rede municipal de Timbiras a 25 anos.