É de consenso entre especialistas que a preservação do meio ambiente é fator fundamental na prevenção dos efeitos provocados pelo aquecimento global no planeta .
Na contramão do que é defendido por estudiosos a respeito da questão ambiental, a prefeitura do município de Timbiras no leste maranhense vêem promovendo a derrubada de árvores na cidade. Quem passou pelo centro essa semana se deparou com um cenário de terror ao avistar uma Rua inteira com árvores derrubadas. O verde vem perdendo espaço pelas ruas e avenidas do município.
A rua Urbano Santos, no centro de Timbiras, é um exemplo disto. Antes sombreada, teve a paisagem transformada da noite para o dia com a agressiva e desnecessária derrubada de todas as árvores ali presentes.
As pessoas que por ali passam vêem a surpresa desagradável com um olhar de tristeza e impotência diante de tal agressão a sustentabilidade.
O desenvolvimento urbano pode andar ao lado da sustentabilidade ambiental.
Enquanto em inúmeros outros lugares incentivam e premeiam a se plantar uma árvore, sendo a derrubada desta encarada como crime contra o meio ambiente.
Pelas bandas do leste dos cocais o verde é retirado da paisagem sem ao menos uma consulta popular ou respeito a natureza.
Os maiores erros são cometidos por aqueles que pensam que tudo podem e por pensarem assim acham-se no direito de cometê-los.
Os comentários que rondam a cidade é que as árvores foram retiradas e as pessoas querem resposta, pois quem perdeu a sombra e ar puro foi a população Timbirense.