A ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: GESTÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19.

O dia a dia dos administradores/gestores públicos e privados já é marcado pelo uso e práticas de planejamento, organização, controle e direção (o POCD da Administração), e em tempos de crise essas técnicas administrativas se tornam ainda mais necessárias, pois esses tempos são considerados como mais difíceis, quando comparados ao cotidiano de normalidade das empresas e organizações.
Em face disso, o período de pandemia da COVID-19, que marca os anos de 2020 e 2021 como um dos mais difíceis da história humana, levou os gestores e administradores dos setores público e privado a adotarem uma nova postura administrativa na condução dos seus negócios, atribuições e empreendimentos, envolvendo todos os aspectos, desde a adequação do quadro de colaboradores ao gerenciamento crítico das finanças.
Esse mesmo período também marca a existência de um redesenho estrutural e administrativo (organograma das organizações) onde as mudanças acabam por interferir diretamente nas esferas econômica, política e social, de uma vez que essas três esferas possuem uma intima e direta relação, que refletem diretamente no cidadão comum, que percebe tais mudanças no momento em que abastece seu veículo, por exemplo.
Por essa razão, quando as crises passam a atingir diretamente as três esferas e influenciar a vida do cidadão comum enquanto consumidor, por exemplo, a administração prática pode se tornar uma excelente ferramenta para aqueles que exercem cargo de liderança e gestão administrativa, com o objetivo de atender as necessidades de toda uma população a partir do processo de gestão.
Portanto, em tempos de crise, a exemplo do período de pandemia da COVID-19, espera-se uma boa governança dos gestores, como é o caso das empresas que souberam bem se sobressair e os governadores e prefeitos que bem governaram seus estados e cidades, reduzindo os possíveis números de mortos e aplicando corretamente os recursos destinados ao combate da COVID-19. Assim, administrar bem é necessário para o bem comum, mais ainda, em tempos de crise.

*Orlando de Lima Monteiro, possui formação em Tecnologia em Processos Gerenciais, Letras-Português/Inglês, Pedagogia, Gestão Pública e Educação Especial/Inclusiva; Técnico em Serviços Públicos.

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