Começa nesta quinta-feira (5) a janela partidária em todo o país. Até 3 de abril, deputados estaduais e federais poderão trocar de legenda sem risco de perder o mandato. No Maranhão, o período marca oficialmente o início da temporada de rearranjos políticos e deve mexer na composição da Assembleia Legislativa.
MDB no centro do tabuleiro
O MDB, liderado por Orleans Brandão, pré-candidato ao Governo do Maranhão, entra nesse processo como peça-chave. Hoje com 10 deputados estaduais, a legenda é vista como o porto mais seguro para quem busca estrutura, musculatura eleitoral e proximidade com o Palácio dos Leões. Mesmo com a possibilidade de uma ou outra saída pontual, o partido tende a sair fortalecido.
Há uma estratégia clara de consolidação do MDB como maior bancada da Casa. A construção passa por articulações políticas de peso e pela montagem de chapas competitivas tanto para estadual quanto para federal.
Neste cenário, a atuação da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e do governador Carlos Brandão, tem sido fundamental. Juntos, eles coordenam um processo de reorganização partidária que prioriza a manutenção da base aliada e a viabilidade eleitoral de todos os grupos que compõem o arco de sustentação do governo.
✅ CONTINUAM NO MESMO PARTIDO
MDB
Adelmo Soares
Andreia M. Rezende
Antônio Pereira
Daniella
Davi Brandão
Florêncio Neto
Francisco Nagib
Kekê Teixeira
Ricardo Arruda
PL
Aluízio Santos
Cláudio Cunha
João Batista Segundo
Solange Almeida
Fabiana Vilar
PP
Arnaldo Melo
Catulé Júnior
PSB
Carlos Lula
Fernando Braide
Leandro Bello
Othelino Neto
PCdoB
Júlio Mendonça
Rodrigo Lago
Podemos
Júnior Cascaria
PRD
Guilherme Paz
Edna Silva ( não irá disputar)
União Brasil
Neto Evangelista
VÃO MUDAR DE PARTIDO
Ana do Gás (PCdoB) → deve ir para o Republicanos
Janaina (Republicanos) → deve ir para o Podemos
Ricardo Rios (PCdoB) → deve ir para o PSB
Abigail Cunha (PL) → deve ir para o MDB
Dr. Yglésio (PRTB) → deve ir para o PRD
Júnior França (PP) – Não será candidato; quem disputará é França do Macaquinho, sua esposa, que deve ir para o PRD
VÃO SAIR, MAS SEM PARTIDO DEFINIDO
Ariston (Mobiliza)
Cláudia Coutinho (PDT)
Dra. Helena Duailibe (PP)
Dra. Vivianne (PDT)
Eric Costa (PSD)
Osmar Filho (PDT)
Glalbert Cutrim (PDT)
Mical Damasceno (PSD) – vai sair para o Senado, sem definição de novo partido
❓ INDEFINIDOS
Iracema Vale (MDB) –
Indefinido se sai do MDB
Caso saia, deve ir para o PT
Indefinição também sobre disputa: estadual, federal, Senado ou Governo
Edson Araújo (sem partido) – investigado na CPMI do INSS, segue sem rumo
Wellington do Curso (sem partido) – ainda sem definição
Disputa por “fazer número”
Nos bastidores, partidos menores tentam montar chapas com nomes de menor densidade eleitoral apenas para atingir número mínimo e viabilizar candidaturas majoritárias ou federais. É uma estratégia conhecida: preencher nominatas para garantir sobrevivência partidária.
A janela partidária, portanto, não é apenas troca de sigla. É cálculo eleitoral, sobrevivência política e posicionamento para 2026.
Até 3 de abril, o cenário ainda pode mudar. Mas uma coisa já é clara: a corrida por espaço começou oficialmente — e ninguém quer ficar para trás.
Vamos aguardar!.





